segunda-feira, maio 28, 2012


Passeio ao Galpão das Artes - 1302 e 1303

3
As duas turmas finalmente se encontraram!
Fomos ao passeio ao Galpão das Artes Hélio Pellegrino que fica sob um viaduto no bairro da Gávea!
Como as turmas estão estudando uma peça sobre reciclagem com a professora Marcela Siebler (Artes), nada mais justo que fazerem um trabalho em ''campo''para melhor comporem os personagens.
Fomos ver como foram feitos novos objetos com frascos, garrafas, gaiolas e janelas que estavam no lixo!
Chegando lá, fomos muito bem recepcionados e, como a criançada estava com fome, fomos logo lanchar!
Depois, fomos ver a exposição ''O papel do papel" e a artista responsável tirou as principais dúvidas dos alunos, que estiveram atentos o tempo todo!
Com certeza a criançada desenvolveu a consciência ecológica e saíram de lá cheias de ideias!






Saiba mais sobre o Galpão das Artes Hélio Pellegrino:

O Galpão das Artes Urbanas Helio G. Pellegrino é um projeto pioneiro no Brasil, criado por iniciativa da Prefeitura do Rio de Janeiro, através da Companhia Municipal de Limpeza Urbana – COMLURB, em parceria com a Secretaria Municipal das Culturas. Ele retrata o ciclo de reaproveitamento dos resíduos urbanos transformados em obras de arte. 


Inaugurado em 1º de julho de 2002, é um espaço destinado a incentivar artistas, profissionais e cidadãos envolvidos na prática da reciclagem de materiais, com o objetivo de reduzir, através da arte, a enorme quantidade de resíduos urbanos produzidos a todo instante. Trata-se de projeto ecológico, cultural e social, destinado a mostrar a importância da preservação do meio ambiente.


O nome do galpão é uma homenagem ao artista plástico e arquiteto Helio Guimarães Pellegrino, um visionário na arte da reciclagem no Brasil. O painel, de cinco metros de altura por dez de largura, na frente do Galpão, é uma obra em que o artista utilizou restos de obra, cascalhos e outros materiais de construção para transformar a fachada em cariocas passeando de bicicleta num mosaico representando o equilíbrio necessário para se viver nos dias de hoje.


O Galpão das Artes Urbanas é uma iniciativa social que, além de reunir artistas e artesãos, sinaliza para a participação de profissionais e cidadãos envolvidos num movimento existente na cidade, de reaproveitamento, interferência e reciclagem, não só dos resíduos urbanos, mas do pensamento também.


Fonte: http://comlurb.rio.rj.gov.br/galpao/index.htm

Quero agradecer aos pais por terem ajudado na organização do grupo que se comportou muitíssimo bem!

3 comentários:

erica disse...

O paseio foi muito bom

Thayssa disse...

Eu amei passeio e quero ir em outro!

Paloma disse...

foi legal