segunda-feira, junho 18, 2012


Letra feia é problema? Não!

7
Vejam a reportagem que encontrei no site www.educarparacrescer.abril.com.br e que achei essencial postá-la aqui!
Foto: Aprender a escrita de mão na era do computador e da digitação ainda é importante?
Aprender a escrita de mão na era do computador e da digitação ainda é importante?


Texto Adriana Carvalho


Se seu filho está no Ensino Fundamental e não consegue fazer aquele traçado redondinho e perfeito das letras, não se alarme: ter letra bonita não é o essencial. Segundo os especialistas no assunto, a questão principal não é a beleza da letra. O importante é ajudá-lo a se exercitar para ter uma letra legível, para que ele possa efetivamente se comunicar por meio da escrita. "O cuidado precisa ser em ajudar a criança a ter uma letra legível, que possa ser compreendida por diferentes leitores, dentro e fora da sala de aula", diz Andrea Luize, coordenadora de núcleos de alfabetização da Escola da Vila, de São Paulo.
Uma letra legível se conquista com a prática, ressalta a neurocientista Elvira Souza Lima. "A letra da criança precisa ser compreensível para que ela e os outros leiam. E isso só se consegue com treino. A criança que desenha muito dos 3 aos 6 anos geralmente consegue educar melhor o movimento", afirma Elvira, que é doutora em Ciências da Educação pela Universidade de Sorbonne, em Paris.
Além de desenhar, exercícios de traçado e cópias de texto também ajudam a desenvolver os movimentos da mão. E para quem acha que a letra cursiva está ultrapassada por causa do uso cada vez mais freqüente da digitação e do computador, vale explicar: esse tipo de letra tem funções que vão além da comunicação escrita. A letra cursiva ajuda a criança a entender a divisão entre as palavras, a exercitar a memória e também a desenvolver habilidades para outras atividades, como o desenho de mapas e de gráficos. Veja abaixo algumas das principais dúvidas sobre o assunto e as respostas das especialistas:
Crianças que têm dificuldade com o traçado podem ter algum problema de desenvolvimento motor?
"Poucas crianças têm efetivamente comprometimentos na área motora", diz a neurocientista Elvira Souza Lima. E, geralmente, essa dificuldade se resolve com o treino. De acordo com Andrea Luize, coordenadora de núcleos de alfabetização da Escola da Vila, quando uma criança apresenta problemas de ordem motora, isso não se manifesta somente no traçado da letra cursiva, mas em outras situações que exijam o mesmo tipo de habilidade, ou seja, que requeiram a coordenação motora fina. A coordenação motora fina é aquela que exige domínio dos músculos menores do corpo, como os dos pés e mãos, para atividades como desenhar, pintar e reA cobrança de ter "letra bonita" pode prejudicar a criança?
A cobrança de ter "letra bonita" pode prejudicar a criança?
Fazer juízo de valor - determinando se uma letra é "bonita" ou "feia" - pode prejudicar o processo de aprendizagem, segundo Andrea Luize, coordenadora de núcleos de alfabetização da Escola da Vila. "Não dá para deixar que um tipo de letra traga sofrimento para a criança, que baixe sua auto-estima", diz ela. Andrea também ressalta que o tipo de letra de cada criança revela suas marcas pessoais: "Há crianças que investem no traçado, cuidam de escrever "bonito". Há os que o fazem mais apressadamente e que acabam descuidando um pouquinho do traçado. Enfim, existem muitas explicações para as diferentes marcas de traçado".


Os cadernos de caligrafia estão em desuso?
Segundo a neurocientista Elvira Souza Lima, os cadernos de caligrafia estão em desuso no Brasil, mas não em outros países. "O caderno ajuda a desenvolver a noção de organização espacial", diz ela, que defende também que tanto a letra bastão quanto a letra cursiva sejam ensinadas a partir dos sete anos de idade. "Aos seis ainda é tolerável, mas com menos de 5 anos, não", diz ela. Antes dos cinco anos, o que as crianças devem é desenhar livremente.

Já Andrea Luize, coordenadora de núcleos de alfabetização da Escola da Vila, diz que há outros materiais além do caderno de caligrafia para exercitar o traçado. "Na Escola da Vila usamos um material estruturado, um caderno elaborado por nós com propostas bem diversificadas para esse treino, inclusive para que não se torne enfadonho", explica ela, acrescentando que nesse material há exercícios não só para treinar o desenho de cada letra, mas para copiar trechos de poemas, de canções, dar respostas para adivinhas, etc. "Nesse sentido, somente uma ressalva: o traçado da letra nunca pode ser um obstáculo na produção de textos. As crianças já têm problemas demais ao reescrever um conto, produzir um texto informativo, etc. A letra cursiva não pode ser mais um desafio, que é o que ocorre quando as crianças ainda estão aprendendo a traçá-la e não o fazem com fluência, com agilidade".

O tipo de letra de cada pessoa, de cada criança, pode ser considerado uma característica pessoal sua?
"A escrita é uma manifestação gráfica da pessoa, traz em si sua identidade", explica a neurocientista Elvira Souza Lima. "Há sempre uma pessoa por trás de um texto escrito. Por isso é tão importante apresentar as várias formas de escrita. Depois a pessoa escolhe pela que melhor lhe convier", diz ela.


Link da reportagem:
http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem/letra-feia-problema-681106.shtml?utm_source=redesabril_educrescer&utm_medium=twitter&utm_campaign=redesabril_educrescer


7 comentários:

Genislene Borges disse...

Olá Cris, vim conhecer seu blog.
Parabéns!

Genis
Educação em Foco

Genislene Borges disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Genislene Borges disse...

Olá Cris,
Vim conhecer seu blog!
Parabéns!

Genis
Educação em Foco

Karen Christine disse...

Tia Cris , eu gostei muito de todas as coisas que foram passadas nesse blogger, além de educar ensina e mostrar como e o aprendizado e a cultura de diversas formas, usando a criatividade e com novos conceitos de animações e dinâmicas.

P.Henrique disse...

letra feia realmente não é um problema desde que a sua principal função seja entendida. Por exemplo uma pessoa que escreve a letra "A" não precisa fazer uma letra bonita, apenas precisa fazer com que o símbolo desenhado seja entendido como letra "A"
Parabéns pelo excelente blog professora Cris

P.Henrique
http://www.mundodesenhista.com

ALANA 1401 disse...

eu adoro a escola iv centenario a mais diretora que eu adorro a tia eliane e TÃO BOM E A FORMATICA UM BEIJO ALANA ROSILENE

KAROLAINE 1401 disse...

MUITO LEGAL GOSTEI DE +